Ao ler o texto “Como utilizar a tecnologia na educação” de José Manuel Moran, percebe-se o quanto que a educação mudou, a época em que o professor transmitia o conhecimento para o aluno já não existe mais. Nos dias atuais, nós, educadores, não podemos mais ficar alheio a todo esse aparato tecnológico, que já está ao nosso alcance. Precisamos conhecer e aprender a utilizar essa nova ferramenta pedagógica ( principalmente o computador) para oportunizar ao aluno o acesso ao conhecimento, não o conhecimento pronto e acabado, mas aquele construindo através de pesquisas, de reflexões...
Segundo o professor Moran, hoje, nós temos muito mais informações com o advento do computador, Internet, mas, não necessariamente mais conhecimento. Por isso, o papel do professor é muito importante, ele precisa instigar no aluno a busca da informação significativa, da pesquisa, do desenvolvimento de projetos... e não favorecer a busca de resultados prontos, fácil, chegando até à apropriação do texto do outro “copiar e colar”.
Portanto, nessa nova era da educação, o professor precisa orientar o aluno a enfocar questões importantes, ter critérios na escolhas de sites, a comparar textos com diferentes visões, conduzir mais a pesquisa do que dar respostas prontas... Só que para isso o professor tem que ter conhecimento, ele precisa ser um pesquisador do conhecimento, para ajudar o aluno a também ser um pesquisador do conhecimento.
Referência bibliográfica: http://www.eca.usp.br/prof/moran/
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Prof Moran é tudo, não é... particularmente sou fã dele e de seus escritos...ele é um verdadeiro mestre. bjos da prof
Postar um comentário