quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Atividades que fazem a diferença

Um dos meus principais objetivos, como professora de Língua Portuguesa, é despertar o gosto e o interesse pela leitura e aproximar o aluno a literatura de qualidade e diversificada. Já, que a leitura é um processo contínuo de aprendizagem,que ajuda a formar seres pensantes, uma vez que suscita a reflexão.
A leitura é uma fonte inesgotável de conhecimentos que ajudam a perceber o mundo, propiciando o crescimento interior, oportunizando a vivência das mais diferentes emoções.
O desenvolvimento do interesse pela leitura e do hábito de ler se inicia na família, desde o momento em que a criança ouve história, é reforçada na escola e continua por toda a vida. Mas, isso nem sempre acontece, por questões históricas, sociais e econômicas, a leitura nem sempre faz parte do dia-a-dia da família. Por isso, cabe a escola a tarefa de conquistar os leitores em formação.
Um dos primeiros passos para formar leitores competentes é oferecer livros, materias que estejam próximos da realidade desse leito, que levantem questões significativas em sua vida.
Pensando nisso, procuro desenvolver algumas atividades pedagógicas, que vão de encontro com os meus objetivos de incentivo à leitura – Propagando o livro; Dramatizar a História; Sarau de poesia; Contação de história, Debates...
Através dessas atividades, espera-se que além de despertar o imaginário e proporcionar o gosto/prazer de ler em sala de aula, o educando vá em busca de novas leituras e, portanto, novos saberes.

Um comentário:

Neusa Ana S. Angioletti disse...

Em vista de tantas oportunidades é impossivel a criança não se tornar um leitor verdadeiro.. parabéns... vc tem otimas idéias e é uma excelente professora. bjos da prof neusa